O uso do sistema Steel Frame como alternativa para melhor produtividade na Construção Civil

Main Article Content

Bruno Teixeira Prates Marcio Escobar Conforte

Resumo

A crise na construção levou o setor a uma grande quantidade de demissões, mas isto pode ter servido como alavanca para o seguimento encontrar processos de melhoria na produtividade, tornando os canteiros mais enxutos.


A escolha de sistemas construtivos, materiais e equipamentos, como o Light Stell Frame (LSF), geram impactos no custo e tempo de execução da construção de forma que, mesmo que o custo direto com estes insumos seja maior por se tratarem de tecnologias pouco difundidas, os custos pela diminuição do tempo de obra e fatores administrativos tornam esta tecnologia viável.


Desta forma, o objetivo do presente artigo é fazer uma análise comparativa entre os custos construtivos da utilização da alvenaria tradicional e com o uso do Stell Frame, apresentando suas vantagens e desvantagens.


Neste sentido será utilizado como estudo de caso a construção de um conjunto de casas populares licitado em São Paulo, esta, alinhada com as necessidades atuais da sociedade: curto prazo, eficiência e redução de impacto ambiental.

Article Details

Como Citar
PRATES, Bruno Teixeira; CONFORTE, Marcio Escobar. O uso do sistema Steel Frame como alternativa para melhor produtividade na Construção Civil. Boletim do Gerenciamento, [S.l.], v. 9, n. 9, p. 35-44, out. 2019. ISSN 2595-6531. Disponível em: <https://nppg.org.br/revistas/boletimdogerenciamento/article/view/248>. Acesso em: 03 jul. 2024.
Seção
Artigos