Política de Retratação
A Política de Retratação da Revista Boletim do Gerenciamento é inspirada nas Diretrizes para Retratação do Comitê de Ética em Publicações-COPE. Abaixo, detalhamos o processo de retratação e as condições que podem levar à correção ou retratação de uma publicação.
Processo de Avaliação por Pares
Os manuscritos enviados à Revista são submetidos a um processo de avaliação por pares duplo-cego, que inclui quatro etapas:
- Roteiro de Preparação da Submissão: Os autores devem cumprir um checklist de preparação que inclui a originalidade do manuscrito, remoção de identificação de autoria, formato de arquivo, entre outros critérios.
- Parecer Externo: Manuscritos adequados aos critérios são avaliados por dois pareceristas externos quanto à sua relevância, originalidade, fundamentação teórica, fontes de pesquisa e metodologia.
- Decisão e Recurso: A decisão do periódico é comunicada aos autores, que podem recorrer se discordarem das mudanças solicitadas ou da rejeição.
- Conflito de Interesses: Pareceristas devem recusar avaliar manuscritos se houver conflito de interesses, comunicando o fato aos editores.
Problema Ético em um Manuscrito Submetido
Se um revisor ou editor ajunto identificar algum problema ético, o conselho consultivo devera adotar medidas seguindo as diretrizes do COPE.
Política de Plágio
A Revista não apoia a prática de plágio, autoplágio ou publicação redundante. Todos os manuscritos são examinados por programas de detecção de plágio, e medidas são tomadas seguindo as diretrizes do COPE em caso de identificação dessas práticas.
Para analise de plagio é utilizado o software tipo “Plagius” com limitação para aceitação de artigos com até 18% de suspeitas confirmadas, quando o artigo será recusado.
Retratação
Os editores analisarão todas as comunicações que apontem problemas em uma publicação. A retratação pode ser considerada se:
- Os autores se recusarem a corrigir erros ou enganos.
- Os achados da pesquisa não forem confiáveis.
- Houver plágio, autoplágio ou publicação redundante verificada posteriormente.
- A pesquisa conter informações sem autorização ou infringir direitos autorais.
- A pesquisa apresentar questões éticas ou legais relevantes.
- A avaliação por pares foi comprometida.
- Houver conflito de interesse não comunicado.
Os editores “não” considerarão retratar uma publicação se:
- Houver disputa de autoria, mas a pesquisa for válida.
- Uma correção pode resolver os erros.
- A evidência para retratação for inconclusiva.
- Conflitos de interesse foram comunicados, mas não influenciaram a pesquisa.
Avisos de correção ou retratação devem:
- Ser vinculados à publicação retratada.
- Identificar claramente o artigo corrigido ou retratado.
- Estar claramente identificados como correção ou retratação.
- Ser publicados imediatamente e acessíveis livremente.
- Identificar quem está corrigindo ou retratando o artigo.
- Conter justificativa objetiva e restrita aos fatos relevantes.
Para mais detalhes sobre a Política de Retratação, consulte o Editor-chefe através do e-mail disponível na página de Contato da revista.