Diretrizes Editoriais
Instruções para desenvolvimento de artigo
Os artigos devem ser digitados em Microsoft Word (.doc ou .docx), usando o modelo de artigo disponível aqui e atendendo às Diretrizes Editoriais a seguir:
1.Título e Subtítulo (se houver)
- Máximo de 15 palavras;
- Fonte Times New Roman 14 em negrito;
- Deve ser claro e objetivo, mostrando o principal resultado do trabalho.
2.Autoria
- Informar no início do artigo o nome completo e designação dos autores;
- Fonte Times New Roman 11 para os nomes e Times New Roman 10 para a designação.
Exemplo:
SOBRENOME Primeiro Autor¹, SOBRENOME Segundo Autor²
Formação, Departamento, Localização.
Observação:
Na submissão devem ser incluídos dois arquivos de artigo: um com a identificação dos autores e designação e outro ocultando o nome dos autores, para ser encaminhado à avaliação às cegas.
3.Resumo
- Deve conter o mínimo de 150 e o máximo de 250 palavras;
- Fonte Times New Roman 11 em itálico;
- Deve apresentar problema, solução e conclusões;
- Deve ser em Português e Inglês.
4.Palavras-chave
- Mínimo de 3 e máximo de 5;
- Fonte Times New Roman 10 em itálico;
- Essencialmente relevantes e retiradas do texto.
- Desenvolvimento
- A corpo do texto deve ser em Fonte Times New Roman 12;
- Os títulos das seções e subseções deve ser em Fonte Times New Roman 12 em negrito;
- Os artigos devem ter no mínimo 4 mil palavras e no máximo 8 mil palavras, e devem ser limitados também ao mínimo de 8 páginas e máximo de 12 páginas;
- Palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico;
- Neologismos ou acepções incomuns devem ser grafadas entre “aspas”;
- Trabalhos que contenham gráficos, quadros, tabelas ou qualquer tipo de ilustração devem apresentar as respectivas legendas e citar a fonte completa. No texto para se referir as palavras “figura”, “tabela”, entre outras, deve-se usar caixa baixa e Fonte Times New Roman 11. Figuras que se mostrarem com tamanho inadequado para o corpo do texto, podem ser incluídas como anexo ou apêndice (ver itens 6 e 7).
6.Apêndices
- Consistem em textos ou documentos elaborados pelo autor, a fim de complementar sua argumentação;
- Devem ser identificados por letras maiúsculas consecutivas (APÊNDICE A; APÊNDICE B) no texto, e incluídos após as Referências, em uma nova página.
- Apêndices não são contabilizados nas páginas do artigo.
7.Anexos
- Consistem em textos ou documentos elaborados por terceiros, a fim de complementar a argumentação do autor;
- Devem ser identificados por letras maiúsculas consecutivas (ANEXO A; ANEXO B) no texto, e incluídos após as Referências, em uma nova página.
- Anexos não são contabilizados nas páginas do artigo.
8.Agradecimentos a orgãos de Fomento
- Agradecimentos a auxílios recebidos para a elaboração do trabalho devem ser mencionados no final do artigo, antecedendo a seção de Referências.
9.Citações e Referências
Quando selecionar os trabalhos a serem citados no artigo opte por trabalhos pioneiros que deram início ao estudo do assunto tratado; trabalhos mais recentes (estado da arte do assunto a ser estudado); trabalhos de impacto publicados na área, em revistas e editoras reconhecidas. Devem ser observadas as seguintes diretrizes:
- As citações indiretas mostram da onde vieram as ideias e não os textos. Devem ser interpretadas e escritas com suas próprias palavras. Devem ser observadas as questões de direitos autorais (plágios);
- As citações diretas, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 1 cm da margem esquerda da coluna, com letra em Fonte Times New Roman 11 e sem as aspas.
- No corpo do texto, as referências devem ser citadas por meio colchetes [1], e devem ser numeradas na ordem em que são citadas no texto e listadas no final do artigo, sob o título “Referências”.
- Já no item “Referências”, devem-se seguir os modelos de referências apresentados na ABNT NBR 6023 - Informação e documentação - Referências – Elaboração;
- Duas ou mais referências de cada vez podem ser colocadas em um conjunto de colchetes [2,3].
Exemplos:
Referência de um livro ou trabalhos acadêmicos (monografias, dissertações, teses, boletins técnicos, entre outros):
[1] SILVA, L. G. Diretrizes editoriais para artigos técnicos. Rio de Janeiro: UFRJ, 2019.
Referência de um artigo e/ou matéria de revista:
[2] SILVA, L. G. Diretrizes para artigos técnicos. Boletim do Gerenciamento, Rio de Janeiro, n. 120, p.40-42, 2019.
Referência à legislação:
[4] BRASIL. Lei no 9.887, de 7 de dezembro de 1999. Altera a legislação tributária federal. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 8 dez. 1999.
Referência à norma:
[5] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, 2002.
Observação:
Quando se tratar de obras consultadas online, também são essenciais as informações sobre o endereço eletrônico, apresentado entre os sinais < >, precedido da expressão Disponível em: e a data de acesso ao documento, precedida da expressão Acesso em:, opcionalmente acrescida dos dados referentes a hora, minutos e segundos.
Exemplo de referência de um artigo e/ou matéria de revista, em meio eletrônico:
[6] SILVA, L. G. Diretrizes para artigos técnicos. Boletim do Gerenciamento, Rio de Janeiro, n. 120, p.40-42, 2019. Disponível em: <http://nppg.org.br/revistas/boletimdogerenciamento/diretrizes>. Acesso em: 28 nov. 2018.
- O que observar antes de submeter o artigo:
- Parágrafo
- Espaçamento entre linhas e colunas
- Espaçamento entre o rodapé e o texto
- Letras e tamanho das letras
- Itálico nas palavras estrangeiras
- Texto justificado
- Referências no padrão ABNT e com a numeração correta no corpo do texto
- Tamanho do resumo
- Citação no texto
- Citação das figuras/tabelas no texto
- Numeração das figuras/tabelas
- Conter: introdução, desenvolvimento, considerações finais, referências e anexo/apêndices (quando houver)