Auditoria Comportamental – Importância e Efetividade para a Segurança do Trabalho
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Resumo
Este artigo tem o objetivo de mostrar como um projeto para a segurança do trabalho, alinhado a boas práticas de gestão e uma boa análise de requisitos e restrições pode trazer bons resultados. Quando a segurança é enraizada na filosofia da empresa e dos colaboradores, as boas práticas transformam-se em rotinas durante a execução dos serviços. A auditoria comportamental, ferramenta facilitadora tratada no artigo, é utilizada pelos supervisores com o objetivo de avaliar o comportamento dos funcionários e verificar se os procedimentos de segurança estão sendo devidamente cumpridos. Este tipo de auditoria utiliza uma abordagem menos autocrática e mais colaborativa, mostrando que o mais importante é a segurança de todos, desmitificando a visão que os operários têm de achar que tudo isso é feito apenas por mera “burocracia” e para que a alta gestão possa cumprir as suas metas. O resultado disso é uma maior produtividade dos funcionários pelo fato de sentirem que acima deles existem pessoas que realmente se importam com sua saúde e segurança, pois através do fornecimento dos equipamentos de proteção individual e coletiva, programas de conscientização, treinamentos adequados, abordagens colaborativas e bons exemplos, é possível reeducar as pessoas ao ponto de se mudar a cultura organizacional.