A Resiliência Urbana como uma Alternativa Complementar na Cidade do Rio de Janeiro

Main Article Content

Gisele Blak Bernat Eduardo Linhares Qualharini

Resumo

Este trabalho aborda os conceitos interdisciplinares de resiliência e sustentabilidade como estratégias para o planejamento urbano, investigando seus subsídios para políticas públicas que possam melhorar o desempenho socioambiental das cidades e tendo foco na cidade do Rio de Janeiro.
Durante a pesquisa, foi possível conhecer uma ferramenta de avaliação de sustentabilidade urbana desenvolvida e oferecida pelo Banco Mundial que será apresentada neste trabalho. No site da Organização das 100RC (One Hundred Resilient Cities), é possível descobrir que a cidade do Rio de Janeiro participa desde 2013 do grupo das 100 cidades mais resilientes do mundo. Também na execução deste artigo, dois documentos foram considerados: os Relatórios de Diagnóstico de Resiliência e Estratégia da Cidade do Rio de Janeiro.
Ao longo do trabalho serão explorados os conceitos de sustentabilidade e resiliência, ferramentas e indicadores para a avaliação de cidades e o caso da cidade do Rio de Janeiro.

Article Details

Como Citar
BLAK BERNAT, Gisele; LINHARES QUALHARINI, Eduardo. A Resiliência Urbana como uma Alternativa Complementar na Cidade do Rio de Janeiro. Gestão e Gerenciamento, [S.l.], v. 5, n. 5, fev. 2019. ISSN 2447-1291. Disponível em: <https://nppg.org.br/revistas/gestaoegerenciamento/article/view/211>. Acesso em: 03 jul. 2024.
Seção
Artigos