Edições Especiais


Edição especial - Maio de 2024

Para artigos selecionados do V Encontro Latino-Americano e Europeu sobre Edificações e Comunidades Sustentáveis – EUROELECS 2023. Cada artigo deve ter um limite de 15 páginas, sendo redigido em portugues e apresentar pelo menos 60% de inovação em relação à versão aprovada no EUROELECS 2023. Os artigos passarão por uma nova avaliação, por pares, conduzida pelo conselho editorial da revista.


Edição especial - Março de 2024

Gestão sustentável do ambiente construído: da concepção à manutenção da vida útil

O artigo deve ter um limite de 15 páginas, sendo redigido em português, passando por uma avaliação pelos editores associados e aprovada no conselho Editorial da revista.

A presente edição abordará as boas técnicas de gestão no desempenho e a durabilidade no Ambiente Construído, através de trabalhos inovadores, para as demandas com responsabilidade social, econômica e ambiental, utilizando-se das mais recentes técnicas na execução de empreendimentos.

Neste sentido, a produção de edificações mais sustentáveis e resilientes exige uma integração entre os setores de projeto, planejamento, orçamento, produção e controle de qualidade, a seguir os tópicos de interesse desta edição:

- Análise da viabilidade no desenvolvimento de materiais e técnicas construtivas sustentáveis nas edificações;
- Gestão da qualidade e da inovação aplicada ao ambiente construído;
- Gerenciamento de projetos para a aplicação da sustentabilidade no ambiente construído;
- Manutenção e prolongamento da vida útil das edificações;
- Gestão e manutenção do desempenho e análise do ciclo de vida (LCA), no ambiente construído;
- Gerenciamento de riscos no ambiente urbano;
- Boas práticas para gestão de canteiros de obras ambientalmente responsáveis;
- Building Information Modeling (BIM) e sistemas de gerenciamento de infraestruturas inteligentes aplicados ao ambiente construído.