Integração de documentos em projetos multidisciplinares
Main Article Content
Resumo
A gestão da documentação envolve todo o ciclo de vida dos documentos do projeto, desde a sua elaboração até a entrega final ao cliente, passado por diversas etapas intermediárias. Este conjunto de processos tem como finalidade garantir a padronização, a confiabilidade e a rastreabilidade da documentação envolvida tanto no desenvolvimento do projeto quando na operação do produto final entregue.
Em se tratando de projetos multidisciplinares, em que diversas empresas de diferentes disciplinas atuam conjuntamente, a gestão da documentação apresenta novos desafios. Nesse contexto, as atividades de integração de documentos apresentam-se como fatores chave para o sucesso da gestão do projeto. Tais processos têm como objetivo garantir a consistência da documentação, promovendo a compatibilização de conteúdos multidisciplinares ao passo em que todas as áreas de conhecimento pertinentes sejam envolvidas na validação do conteúdo.
Este artigo apresenta uma proposta de estruturação dos processos de integração e tramitação de documentação, bem como exemplos de fluxograma e relatório de integração, que podem ser aplicados de forma genérica a projetos multidisciplinares.