Agilidade e Foco no cliente através do aumento de colaboração entre a equipe de projeto de engenharia

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Thiago César Pimenta de Macêdo Pedro Henrique Bráz Cunha

Resumo

No contexto de investimentos para instalação de novas plantas para indústrias de processo como óleo & gás, petroquímica, mineração, entre outras, demanda aportes consideráveis de recursos financeiros desde sua concepção, passando pela execução até sua partida. Tal característica é inerente a projetos deste tipo (projetos de capital), sendo a etapa de engenharia fator crucial para sucesso total, parcial ou até fracasso do empreendimento. Como documento primário e de referência para todo projeto das plantas de processo, os fluxogramas de engenharia, são notadamente elaborados pela equipe de engenharia de processos com baixo grau de colaboração apesar de em sua essência ser um documento com interface entre as demais disciplinas envolvidas e, portanto, de caráter multidisciplinar. Na prática é possível constatar que a elaboração de tal documento se desenvolve de forma lenta, com inúmeras revisões, em certos casos tardias, com possível impacto nos custos/viabilidade do empreendimento, em vários casos devido a falhas na comunicação entre as equipes.  Sendo assim, é proposto neste artigo metodologia de review colaborativo dos fluxogramas entre todos as disciplinas com benefícios direto na integração e eficácia da comunicação gerando maior rapidez e agilidade na elaboração bem como na assertividade e foco nas necessidades do cliente.

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Como Citar
MACÊDO, Thiago César Pimenta de; CUNHA, Pedro Henrique Bráz. Agilidade e Foco no cliente através do aumento de colaboração entre a equipe de projeto de engenharia. Boletim do Gerenciamento, [S.l.], v. 35, n. 35, p. 51-62, mar. 2023. ISSN 2595-6531. Disponível em: <https://nppg.org.br/revistas/boletimdogerenciamento/article/view/739>. Acesso em: 20 abr. 2024.
Seção
Artigos