Gerenciamento da comunicação: um desafio para o gerente de projetos

Main Article Content

Claudia Andelo Vital Santos Pedro Henrique Braz Cunha

Resumo

No ciclo de vida de um projeto, muitas informações são recebidas e distribuídas. Dependo do conteúdo ou da forma como essas informações são repassadas, o projeto pode sofrer danos irreparáveis levando ao insucesso. O gerenciamento da comunicação é um capítulo do PMI que trata de processos necessários para garantir que as informações do projeto e de suas partes interessadas sejam satisfeitas, com ferramentas e implementação de atividades que ajudam a realizar a troca eficaz de informações. A maioria dos gerentes de projetos gastam a maior parte do seu tempo na comunicação. Sem a comunicação clara e fluida, o projeto tem grandes chances de não dar certo, portanto, com base nos conceitos de comunicação e das boas práticas do PMI, estão apresentadas neste artigo processos, técnicas e ferramentas que podem ser aplicadas no Gerenciamento da Comunicação de um projeto, desmistificando o gerenciamento da comunicação como um desafio para os gerentes de projeto.

Article Details

Como Citar
SANTOS, Claudia Andelo Vital; CUNHA, Pedro Henrique Braz. Gerenciamento da comunicação: um desafio para o gerente de projetos. Boletim do Gerenciamento, [S.l.], v. 32, n. 32, p. 30-39, out. 2022. ISSN 2595-6531. Disponível em: <https://nppg.org.br/revistas/boletimdogerenciamento/article/view/697>. Acesso em: 02 jul. 2024.
Seção
Artigos