Escritório de projetos e suas ferramentas para gestão e controle
Main Article Content
Resumo
O artigo apresenta ao leitor o conceito de Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP), o contexto no qual estão inseridos e os tipos de EGP existentes, utilizando como base a literatura disponível sobre o tema. Além disso, são abordadas algumas ferramentas disponíveis para suporte as atividades de Gestão e Controle. Embora não exista um rótulo único, que defina o objetivo de um escritório de projetos, é possível identificarmos um EGP de acordo com as atividades executadas e o nível de autoridade em que ele se situa dentro da estrutura organizacional. Tão importante quanto estabelecer escritório de projetos dentro de uma organização, é conhecer e definir as ferramentas de Gestão e Controle que serão utilizadas em seu dia a dia. Logo, temas como Metodologia de Gestão de Projetos, Softwares para Gestão de projetos, adoção de indicadores e métricas também são citados nesse artigo, como ferramentas importantes para um Escritório de Gestão de Projetos cumprir sua missão.