Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro: A Contribuição do Planejamento Estratégico na Aprovação de Projetos Culturais
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Resumo
O planejamento estratégico para projetos do mercado competitivo é uma temática que possui inúmeras publicações a respeito, por outro lado, existe uma tenuidade em relação a aplicabilidade das ferramentas estratégicas às atividades dos projetos do Terceiro Setor. O artigo objetiva-se a abordar a importância da aplicabilidade do planejamento estratégico como aliado aos projetos culturais na busca de recursos financeiros através da aprovação nos editais da prefeitura do Rio de Janeiro. Foi realizada uma pesquisa de natureza exploratória descritiva através de levantamento bibliográfico em documentos físicos ou eletrônicos. E para a abordagem qualitativa foi realizada uma análise em duas dimensões, através de investigação de causas da não aprovação dos projetos do Terceiro Setor por parte da Comissão Carioca de Promoção Cultural; e através da elucidação dos benefícios das ferramentas de gestão estratégica na contribuição para resultados favoráveis. Os dados viabilizaram a identificação e especificação das Organizações da Sociedade Civil e assim possibilitou caracterizá-las para os projetos culturais em questão. Como resultado do estudo foi realizada uma síntese dos modelos atuais disponíveis quanto à gestão e desenvolvimento do Planejamento Estratégico que em teoria podem ser aplicados à projetos do Terceiro Setor.