A aplicação da Gestão de Projeto no processo de inovação nas organizações utilizando a qualidade da comunicação como diferencial

Main Article Content

Paloma Alves dos Santos Calumby Vanessa Janni

Resumo

O presente trabalho tem como proposta apresentar a teoria da gestão de projetos aplicada a inovação nas organizações e a boa comunicação como diferenciais competitivos. Ainda que possam ser observados de múltiplos olhares em inúmeras disciplinas, e inclusive no ambiente empresarial, se faz necessária a compreensão da forte conexão que existe entre essas áreas do conhecimento a fim de evitar que projetos de inovação sejam desperdiçados por um mau gerenciamento. A revisão da bibliografia sobre o tema sugere que uma das grandes preocupações que as organizações possuem estão correlacionadas com a sua capacidade de execução dos projetos de inovação, no menor custo, tempo, dentro do escopo definido, sobrevivendo e inovando de maneira ordenada e rápida no mercado. Observando que um projeto de inovação sempre expõe um risco para a organização, quanto mais revolucionária uma ideia, maiores são as inseguranças sobre o seu êxito e a gestão de projetos pode cooperar com a seleção, planejamento, gestão e contração das incertezas relacionadas com o processo e os resultados da inovação. As organizações que mantém suas atividades em desacordo com os anseios do mercado, que não conseguem se adaptar a nova realidade e não são capazes de capturar valor através de suas inovações podem estar com os dias contados.

Article Details

Como Citar
CALUMBY, Paloma Alves dos Santos; JANNI, Vanessa. A aplicação da Gestão de Projeto no processo de inovação nas organizações utilizando a qualidade da comunicação como diferencial. Boletim do Gerenciamento, [S.l.], v. 22, n. 22, p. 44-52, mar. 2021. ISSN 2595-6531. Disponível em: <https://nppg.org.br/revistas/boletimdogerenciamento/article/view/535>. Acesso em: 22 abr. 2021.
Seção
Artigos