Manifestações patológicas em estruturas pré-moldadas de concreto protendido - comportamento da estrutura e análise de risco

Main Article Content

Cárites Rodrigues de Miranda Botelho Alves Amaro Francisco Codá dos Santos

Resumo

As obras em concreto armado são amplamente utilizadas no Brasil e a partir dos anos 20 evoluiu-se essa tecnologia ao concreto protendido. Apesar do uso dessas metodologias possuir diversas vantagens, a falta de expertise na elaboração dos projetos, na execução e no uso correto da edificação leva à redução da sua vida útil. Uma das principais formas de preservar a estrutura da sua degradação precoce é conhecer bem a tecnologia adotada e o ambiente em que a obra será construída. Uma vez que identificado uma ou mais manifestações patológicas, se faz necessário verificar os mecanismos de degradação e os possíveis erros daquela construção. Para isso, além da inspeção visual podem ser aplicados ensaios não destrutivos de forma a preservar o estado da construção.


A análise da evolução de uma manifestação patológica é fundamental para a tomada de decisão da recuperação antes que parte ou o todo da edificação entre em colapso, resultando em grande investimento financeiro para a sua recuperação ou até mesmo comprometendo a segurança dos seus usuários.

Article Details

Como Citar
RODRIGUES DE MIRANDA BOTELHO ALVES, Cárites; FRANCISCO CODÁ DOS SANTOS, Amaro. Manifestações patológicas em estruturas pré-moldadas de concreto protendido - comportamento da estrutura e análise de risco. Boletim do Gerenciamento, [S.l.], v. 17, n. 17, p. 61-72, set. 2020. ISSN 2595-6531. Disponível em: <https://nppg.org.br/revistas/boletimdogerenciamento/article/view/459>. Acesso em: 23 set. 2020.
Seção
Artigos