Os Desafios do Gerenciamento da Comunicação em Períodos de Reestruturação Empresarial

Main Article Content

Tiago Eller Amorim Pedro Henrique Braz Cunha

Resumo

A indústria da comunicação, mídia e entretenimento é um mercado que movimenta trilhões de dólares em todo o mundo e que passa por mudanças, com o surgimento de novas empresas e modelos de negócios, acirrando a competitividade. No caso específico do Brasil, o desafio das empresas brasileiras do setor é maior quando associado ao período de recessão econômica do país dos últimos anos. Diante deste cenário, as empresas do brasileiras do setor necessitam aprimorar e reestruturar suas estratégias, modelos de negócios e produtos, para se manterem competitivas e atenderem às mudanças do perfil do consumidor. O Gerenciamento de Projetos é uma importante ferramenta de apoio para o processo de mudança das empresas, tendo o Gerenciamento das Comunicações um importante papel para que o processo de reestruturação seja eficaz. O presente trabalho aborda o assunto do Gerenciamento da Comunicação, apresentando a relevância do tema e seus principais conceitos, levando em consideração as boas práticas do PMI. É apresentado um estudo de caso dos desafios do Gerenciamento da Comunicação enfrentados por um departamento de uma empresa do ramo de Comunicação e Entretenimento, abordando a percepção dos profissionais sobre a comunicação interna da área, durante o processo de reestruturação da empresa. O estudo apresenta que a aplicação de simples conceitos e técnicas contribuem para um melhor desempenho da comunicação.

Article Details

Como Citar
AMORIM, Tiago Eller; CUNHA, Pedro Henrique Braz. Os Desafios do Gerenciamento da Comunicação em Períodos de Reestruturação Empresarial. Boletim do Gerenciamento, [S.l.], v. 15, n. 15, p. 22-34, jun. 2020. ISSN 2595-6531. Disponível em: <https://nppg.org.br/revistas/boletimdogerenciamento/article/view/441>. Acesso em: 05 ago. 2020.
Seção
Artigos