Recomendações de Gestão da Qualidade na Terceirização de Serviços na Construção Civil

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Carolina Pereira Félix da Silva; Luiz Henrique Costa Oscar

Resumo

A utilização de mão de obra terceirizada vem se tornando cada vez mais usual na construção civil trazendo consigo não só vantagens, mas também desvantagens quando o processo é realizado de maneira incorreta e corriqueira. Uma vez que os consumidores se conscientizaram do seu poder de compra, a qualidade do produto final passou a ser critério altamente valorizado pelas construtoras. Desta forma, este artigo tem como objetivo propor recomendações para as aquisições de serviço nesta indústria, através da análise do processo de terceirização. Serão apresentados os requisitos presentes na ABNT NBR ISO 9001, SIaC/PBQP-H e no PMBOK- PMI, que podem ser implantados por uma construtora e as diretrizes que influenciam diretamente na terceirização de serviços. O estudo de caso analisa uma obra localizada no Rio de Janeiro. O mesmo traz um exemplo de aplicação dos requisitos destes modelos de conformidade visto que a construtora era certificada e apresentava um sistema de gestão da qualidade. Portanto, são citadas as práticas empregadas para todo o processo de terceirização de serviços passando pelas fases de seleção, contratação e controle.

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