Estudo de caso da importância da compatibilização de projetos na construção de um edifício residencial multifamiliar

Main Article Content

Waldemberg Jesus Guimaraes

Resumo

A construção civil apresenta uma grande necessidade da garantia da eficiência dos processos construtivos devido ao seu crescente cenário de prazos cada vez mais afunilados.  Com isso, é necessária, cada vez mais, a utilização de ferramentas que realizem a integração dos elementos construtivos, levando em consideração qualidade, custo, tempo, flexibilidade e inovação.


No presente cenário construtivo, pode-se observar que as empresas, a fim de melhorar o seu tempo de processo na fase inicial do projeto, contratam diversos profissionais para que cada um elabore uma parte do projeto, ou fique responsável por uma disciplina diferente, ganhando, assim, muita versatilidade. Entretanto, isso traz consigo a necessidade de compatibilização desses projetos. Este artigo procura refletir, a partir da análise de um estudo de caso de um edifício residencial multifamiliar, quais são os possíveis problemas gerados pela incompatibilidade de projetos, tomando-se como referência o fluxo de processo de elaboração de projetos desenvolvido pelas empresas. O objetivo deste trabalho é, então, conscientizar para a importância da compatibilização de projetos e a necessidade de que se haja uma boa gestão.

Article Details

Como Citar
GUIMARAES, Waldemberg Jesus. Estudo de caso da importância da compatibilização de projetos na construção de um edifício residencial multifamiliar. Boletim do Gerenciamento, [S.l.], v. 15, n. 15, p. 50-60, jun. 2020. ISSN 2595-6531. Disponível em: <https://nppg.org.br/revistas/boletimdogerenciamento/article/view/340>. Acesso em: 05 ago. 2020.
Seção
Artigos