Proposta de Gerenciamento de Manutenção Preventiva para Instalações de Águas Pluviais Utilizando o FMEA
Main Article Content
Resumo
A realização da manutenção preventiva em edificações, tem-se tornado a cada dia mais essencial e indispensável para equipes e gestores de grandes edificações, sejam elas em relação ao não impacto de uma operação diária, que compreende a utilização do prédio pelos seus usuários, para um determinado objetivo ao qual o mesmo foi construído, ou até mesmo na redução de custos não previstos.
A necessidade de manutenção em edificações ocorre principalmente por: irregularidades ocorridas por desgastes de uso, manter a funcionalidade e aspectos originais das edificações, garantir a segurança do seu usuário e equipamentos de alto custo e evitar custos com manutenções não planejadas.
O objetivo desse artigo é propor um plano de manutenção preventiva, em instalações de águas pluviais de estruturas prediais, tendo como metodologia a utilização da ferramenta FMEA, visando a proteção de equipamentos e itens que estejam contidos no local em questão.
Esse artigo, aborda a utilização da ferramenta FMEA em um sistema de águas pluviais, de forma a determinar falhas de grandes potenciais com o objetivo de determinar um plano de tratativas a serem realizadas, sejam elas ações planejadas e, avaliando-se a necessidade, a realização de atuações corretivas.
Com a utilização do FMEA, é possível obter a satisfação do cliente interno e externo, não afetando em sua operação diária, que se resume no atendimento a pacientes em realização de exames. Além disso, foi possível reduzir custos não planejados, através redução do número de intercorrências.