O Desafio da Gestão de Mão de Obra no Reaquecimento da Construção Civil

Main Article Content

Antonio Vitor de Oliveira Braga

Resumo

O presente artigo tem por finalidade apresentar as possíveis dificuldades que as construtoras poderão enfrentar na gestão de mão de obra, no período de reaquecimento da construção civil e sugerir métodos para mitigação dos riscos apresentados por tais dificuldades.


Mediante o período de crise financeira que o Brasil enfrentou nos últimos anos, o mercado da construção civil passou por uma baixa muito grande, obrigando-se a dispensar milhares de operários. Devido a motivos claros de subsistência, tais ex-funcionários migraram para outros mercados de trabalho, possibilitando assim, maior entrada de mão de obra desqualificada no setor no período de reabertura das frentes de trabalho. Tal fato é responsável por levantar questionamentos à respeito da mão de obra que estará disponível no momento de impulsionamento do mercado da construção e de que forma estes profissionais podem impactar na realização de um projeto. Tendo em vista o histórico de desqualificação da mão de obra ao passar dos anos, aliada ao baixo investimento no setor e o declínio de profissionais na área, é necessário que as empresas invistam em técnicas de gestão para reduzir as dificuldades que a mão de obra possa causar.

Article Details

Como Citar
BRAGA, Antonio Vitor de Oliveira. O Desafio da Gestão de Mão de Obra no Reaquecimento da Construção Civil. Boletim do Gerenciamento, [S.l.], v. 10, n. 10, p. 22-30, dez. 2019. ISSN 2595-6531. Disponível em: <https://nppg.org.br/revistas/boletimdogerenciamento/article/view/255>. Acesso em: 30 abr. 2024.
Seção
Artigos