Gamificação no Varejo: aumentado a produtividade dos operadores de loja

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Thuany Negrão Lemos, Adner Forny Sena

Resumo

O artigo retrata a aplicação da teoria gamificação em uma rede varejista de vestuário e lar do Rio de Janeiro, a fim de motivar os colaboradores das lojas com um sistema de trabalho mais interativo e produtivo, utilizando as características principais dos jogos, visando uma receita maior para a empresa, um ambiente de trabalho mais agradável e uma experiência de compra atrativa para os clientes.


O objetivo era mostrar como as pessoas podem ser mais engajadas quando estão em um ambiente competitivo saudável e como os jogos podem envolver e fazer os colaboradores trabalharem de forma mais eficiente e se sentirem melhor.


O artigo retrata a implementação de um novo método de gerenciamento da rotina, que altera a maneira como o trabalho é realizado e os indicadores registrados, potencializando a obtenção de um resultado melhor para empregador, empregado e cliente.


No final do projeto piloto, executado em cinco lojas da rede, o resultado financeiro positivo não foi o esperado e não se conseguiu atrelar ao projeto, em função da pequena amostra de lojas implantadas e deficiência de suporte organizacional. Entretanto a satisfação dos funcionários na sua rotina foi elevada e surgiram novos indicadores operacionais.


Entendemos que o projeto atingiu parcialmente o objetivo, mas em função do aumento de receita não ter sido expressivo e do grande esforço de implantação, a empresa optou por não dar continuidade ao piloto. As novas rotinas e indicadores foram revertidas para os originais e não se deu seguimento à implantação nas demais lojas da rede.

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