Gestão de Stakeholders em Projetos Públicos: Implantação de Aplicativo Hospitalar em Hospital de Ensino Público
Main Article Content
Resumo
O conhecimento na área de gerenciamento de projetos tem sido marcado por grandes e relevantes conquistas nas organizações. Dentre as diversas facetas de gestão de projetos, a gestão de stakeholders tem sido uma área essencial para o sucesso na entrega dos projetos. Contudo, poucas instituições públicas têm desenvolvido um modelo de gerenciamento de partes interessadas em projetos. A revisão de literatura sugere que as boas práticas de gestão de projetos ainda são incipientes e pouco aplicadas nas instituições públicas no Brasil. O objetivo deste artigo é descrever e discutir a importância da gestão de stakeholders, na fase inicial, em um projeto de implementação de software de gestão integrada em uma instituição hospitalar de ensino público como um fator crítico de sucesso. Foi feito um estudo de caso da fase inicial do projeto do software dentro de um hospital universitário inserido em uma instituição pública federal de ensino superior. O estudo foi feito a partir da observação participante de um dos autores e a análise da documentação tramitada para durante a fase de implantação. Os resultados sugerem que, dentro da dinâmica organizacional de uma instituição pública, a gestão do relacionamento com as partes interessadas é parte relevante e complementar ao processo burocrático, sem o qual, a implantação do projeto pode não ser concluída