Um Estudo sobre a Importância de um Plano de Comunicação e seus Impactos em uma empresa de Construção Civil
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Resumo
Neste artigo aborda-se que a comunicação é um recurso que cercam diversas perspectivas, dentre eles a transferência de informações, que está ligada à percepção do outro e à cultura, podendo ser entendida, frequentemente, de modo divergente do que planejou o comunicador. Em projetos de construção civil, onde há envolvimento de diversas pessoas de setores correlatas, a comunicação precisa ser assertiva e efetiva. Com base nos conhecimentos do PMI, o gerenciamento da comunicação utiliza os processos necessários para assegurar de forma adequada, o controle e planejamento das comunicações, a definição da distribuição das informações e o gerenciamento das partes interessadas. A adoção de planos de trabalho e a utilização da metodologia podem aperfeiçoar a qualidade e o desempenho dos projetos de obras, evitando danos como insatisfação e prejuízos das partes interessadas. Será demonstrado neste artigo a aplicação de um plano de comunicação em uma obra onde foram implementadas novas medidas estruturadas de compromissos e os objetivos do projeto definidos desde a concepção do projeto até a finalização do mesmo, visando sempre o aperfeiçoamento dos processos de comunicação.