Compartilhamento do conhecimento nas organizações: contribuições e desafios

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Ana Carolina Franco Ferreira; Pedro Henrique Braz da Cunha

Resumo

Na era do conhecimento, é fundamental que as organizações invistam em tecnologia para vislumbrar mais oportunidades e vantagens em relação às suas concorrentes. No entanto, investir somente em tecnologia não é suficiente para superar os desafios constantes impostos pelo ambiente econômico atual, faz-se necessário investir também em capital intelectual, de modo a compreender o ambiente no qual a organização está  inserida, assim como as necessidades e objetivos individuais e coletivos da empresa. Este artigo consiste no estudo e análise das contribuições e dos desafios que podem ser identificados no processo de compartilhamento do conhecimento nas organizações. São abordados os principais conceitos da gestão do conhecimento, modelos e práticas de gestão baseados em conhecimento comumente utilizados, os benefícios que o compartilhamento do conhecimento agrega para a sustentabilidade das organizações e as dificuldades para estabelecimento integral das ferramentas de compartilhamento, principalmente no que tange à resistência das pessoas em compartilhar seus conhecimentos. Para alcançar os objetivos propostos, foi utilizada  a revisão de literatura complementada por pesquisa. Por conseguinte, concluiu-se que o compartilhamento de conhecimentos em uma organização recebe diversas influências, internas e externas à organização, e para obter sucesso  na incorporação do compartilhamento como processo organizacional, os gerentes devem estar atentos aos contextos sociais e técnicos nos quais os indivíduos estão inseridos, buscando entender suas motivações, inseguranças, seus medos e desejos, assim como a amplitude de seus conhecimentos.

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