Boas práticas, ferramentas e tecnologias em Gestão do Conhecimento no Cenário Pandêmico
Main Article Content
Resumo
A pandemia do novo coronavírus, iniciada no ano de 2019, trouxe impactos extremamente negativos para a sociedade e o mercado de trabalho. Com a perda de milhões de vidas e crise econômica global afetando diversos tipos de negócio, as organizações implantaram mudanças significativas na sua forma de trabalhar organizar o trabalho. Uma dessas mudanças foi a adoção, de forma considerável, do teletrabalho, impactando em diversas áreas da gestão de projetos, em especial a gestão do conhecimento nas empresas, que se viu prejudicada pela alta rotatividade de colaboradores e ameaças à segurança de dados. O presente trabalho tem como objetivo apresentar um levantamento de boas práticas e ferramentas adotadas pelas organizações diante deste cenário, e suas justificativas de implementação considerando questões como segurança da informação e preservação da cultura organizacional e conhecimento adquirido pelas empresas. Os métodos, ferramentas e tecnologias levantadas visam orientar profissionais e estudantes da área da gestão e gerência de projetos quanto a possíveis escolhas que se mostrem mais adequadas às atividades colaborativas à distância, com foco na gestão do conhecimento diante de um cenário incerto e complexo vivenciados nos últimos três anos.