Conceitos de Gestão de Projeto aplicados à Escritório de Arquitetura de Pequeno Porte
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Resumo
Nos últimos anos, sofremos com uma grave crise financeira no Brasil que se reflete diretamente no setor da construção civil. Tendo em vista o cenário sócio econômico em que a população se encontra, além de toda proporção da pandemia do COVID-19, tornou-se muito mais usual que pessoas se mantenham trabalhando em home office, ou seja, das suas próprias casas. Ainda neste contexto, nota-se que o preço dos materiais de construção também disparou no Brasil. Projetos e obras de reformas de pequeno porte se tornam muito mais comuns, em função da complexidade e do alto custo que se tem para construções novas e empreendimentos maiores. Nesse cenário, de pequenas obras e reformas (residenciais e comerciais), o Escritório de Arquitetura, muitas vezes, é o principal responsável pela concepção do projeto, desenvolvimento do projeto executivo, acompanhamento e gestão da obra até a entrega final. Com base nisso, o presente artigo trata de apresentar pontos importantes de como Gestão de Projeto (gestão de comunicação, riscos e tempo) são capazes de tornar a execução de pequenas obras de reforma mais controladas para esses escritórios de arquitetura, diminuindo impactos financeiros para o cliente final e tornando a sua rotatividade mais lucrativa, visto que se torna viável a execução e gestão de várias pequenas obras e projetos ao mesmo tempo, contribuindo para maior lucratividade destes escritórios.