Corrupção, sociologia e gerenciamento de projetos: uma análise da corrupção na cultura corporativa brasileira

Main Article Content

Fernanda Viviani

Resumo

O objetivo do trabalho é apontar alguns indícios para uma análise sociológica da corrupção, tomando-se a realidade da sociedade brasileira como referência. Deste modo, resgatou-se um panorama histórico dessa prática no país e a partir das reflexões iniciais elaborou-se uma ligação entre o contexto social da corrupção no Brasil com as práticas políticas no país e dentro do contexto da gestão de projetos.


A análise possui como referências autores que possuem obras correlatas ao assunto como Filgueiras, Avritzer e DaMatta, além do PMBOK e a ISSO 37001. Por fim, pode-se concluir que a corrupção é uma prática enraizada na sociedade brasileira que repercute na gestão de projetos e está dentro das maiores corporações do país.


A partir de melhores práticas de gestão, envolvendo áreas como Custos, Qualidade e Cronograma, é possível reduzir os riscos para que práticas corruptar não venham a acontecer. Para tal, elementos como a transparência das informações relevantes são cruciais para a credibilidade  junto aos stakeholders.

Article Details

Como Citar
VIVIANI, Fernanda. Corrupção, sociologia e gerenciamento de projetos: uma análise da corrupção na cultura corporativa brasileira. Boletim do Gerenciamento, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 26 - 31, set. 2018. ISSN 2595-6531. Disponível em: <https://nppg.org.br/revistas/boletimdogerenciamento/article/view/27>. Acesso em: 19 abr. 2024.
Seção
Artigos