Diretrizes Editoriais

Diretrizes Editoriais

Os artigos devem ser digitados em Microsoft Word (.doc ou .docx), usando o modelo de artigo disponível aqui e atendendo às Diretrizes Editoriais a seguir:

  1. Título e Subtítulo (se houver)
  • Máximo de 15 palavras;
  • Fonte Calibri 14 em negrito;
  • Deve ser claro e objetivo, mostrando o principal resultado do trabalho.
  1. Autoria
  • Informar no início do artigo o nome completo e designação dos autores;
  • Fonte Calibri 11 para os nomes e Calibri 10 para a designação.

Exemplo:

SOBRENOME Primeiro Autor¹, SOBRENOME Segundo Autor²
Formação, Departamento, Localização.

 

Observação:

Na submissão devem ser incluídos dois arquivos de artigo: um com a identificação dos autores e designação e outro ocultando o nome dos autores, para ser encaminhado à avaliação às cegas.

 

3.Resumo

  • Deve conter o mínimo de 150 e o máximo de 250 palavras;
  • Fonte Calibri 10 em itálico;
  • Deve apresentar problema, solução e conclusões;
  • Deve ser no idioma original de submissão, preferencialmente em português.

4.Palavras-chave

  • Mínimo de 3 e máximo de 5;
  • Fonte Calibri 10 em itálico;
  • Essencialmente relevantes e retiradas do texto.
  1. Desenvolvimento
  • A corpo do texto deve ser em Fonte Calibri 11;
  • Os títulos das seções e subseções deve ser em Fonte Calibri 11 em negrito;
  • Os artigos devem ter no mínimo 4 mil palavras e no máximo 8 mil palavras, e devem ser limitados também ao mínimo de 8 páginas e máximo de 12 páginas;
  • Palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico;
  • Neologismos ou acepções incomuns devem ser grafadas entre “aspas”;
  • Trabalhos que contenham gráficos, quadros, tabelas ou qualquer tipo de ilustração devem apresentar as respectivas legendas e citar a fonte completa. No texto para se referir as palavras “figura”, “tabela”, entre outras, deve-se usar caixa baixa e Fonte Calibri 10. Figuras que se mostrarem com tamanho inadequado para o corpo do texto, podem ser incluídas como anexo ou apêndice (ver itens 6 e 7).

 

Exemplos:

Fonte: IBGE (2013)

 

6.Apêndices

  • Consistem em textos ou documentos elaborados pelo autor, a fim de complementar sua argumentação;
  • Devem ser identificados por letras maiúsculas consecutivas (APÊNDICE A; APÊNDICE B) no texto, e incluídos após as Referências, em uma nova página.
  •  Apêndices não são contabilizados nas páginas do artigo.

7.Anexos

  • Consistem em textos ou documentos elaborados por terceiros, a fim de complementar a argumentação do autor;
  • Devem ser identificados por letras maiúsculas consecutivas (ANEXO A; ANEXO B) no texto, e incluídos após as Referências, em uma nova página.
  • Anexos não são contabilizados nas páginas do artigo.

 

8.Agradecimentos

  • Agradecimentos a auxílios recebidos para a elaboração do trabalho devem ser mencionados no final do artigo, antecedendo a seção de Referências.
  1. Citações e Referências

Quando selecionar os trabalhos a serem citados no artigo opte por trabalhos pioneiros que deram início ao estudo do assunto tratado; trabalhos mais recentes (estado da arte do assunto a ser estudado); trabalhos de impacto publicados na área, em revistas e editoras reconhecidas. Devem ser observadas as seguintes diretrizes:

  • As citações indiretas mostram da onde vieram as ideias e não os textos. Devem ser interpretadas e escritas com suas próprias palavras. Devem ser observadas as questões de direitos autorais (plágios);
  • As citações diretas, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 1 cm da margem esquerda da coluna, com letra em Fonte Calibri 10 e sem as aspas.
  • No corpo do texto, as referências devem ser citadas por meio colchetes [1], e devem ser numeradas na ordem em que são citadas no texto e listadas no final do artigo, sob o título “Referências”.
  • Já no item “Referências”, devem-se seguir os modelos de referências apresentados na ABNT NBR 6023 - Informação e documentação - Referências – Elaboração;
  • Duas ou mais referências de cada vez podem ser colocadas em um conjunto de colchetes [2,3].

 

Exemplos:

 

Referência de um livro ou trabalhos acadêmicos (monografias, dissertações, teses, boletins técnicos, entre outros):

[1] SILVA, L. G. Diretrizes editoriais para artigos técnicos. Rio de Janeiro: UFRJ, 2019.

Referência de um artigo e/ou matéria de revista:

[2] SILVA, L. G. Diretrizes para artigos técnicos. Boletim do Gerenciamento, Rio de Janeiro, n. 120, p.40-42, 2019.

Referência à legislação:

[4] BRASIL. Lei no 9.887, de 7 de dezembro de 1999. Altera a legislação tributária federal. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 8 dez. 1999.

Referência à norma:

[5] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, 2002.

Observação:

Quando se tratar de obras consultadas online, também são essenciais as informações sobre o endereço eletrônico, apresentado entre os sinais < >, precedido da expressão Disponível em: e a data de acesso ao documento, precedida da expressão Acesso em:, opcionalmente acrescida dos dados referentes a hora, minutos e segundos.

Exemplo de referência de um artigo e/ou matéria de revista, em meio eletrônico:

[6] SILVA, L. G. Diretrizes para artigos técnicos. Boletim do Gerenciamento, Rio de Janeiro, n. 120, p.40-42, 2019. Disponível em: <http://nppg.org.br/revistas/boletimdogerenciamento/diretrizes>. Acesso em: 28 nov. 2018.

  1. O que observar antes de submeter o artigo:

 

  1. Parágrafo
  2. Espaçamento entre linhas e colunas
  3. Espaçamento entre o rodapé e o texto
  4. Letras e tamanho das letras
  5. Itálico nas palavras estrangeiras
  6. Texto justificado
  7. Referências no padrão ABNT e com a numeração correta no corpo do texto
  8. Tamanho do resumo
  9. Citação no texto
  10. Citação das figuras/tabelas no texto
  11. Numeração das figuras/tabelas
  12. Conter:  introdução, desenvolvimento, considerações finais, referências e anexo/apêndices (quando houver)