Os impactos da intervenção na materialidade do edifício histórico para a sua reabilitação: uma discussão para a qualidade ambiental

Main Article Content

Cristiane Cabreira Cláudia Krause Barroso Rosina Ribeiro

Resumo

Atualmente está mudando a noção de que os edifícios históricos são elementos passivos inseridos em um contexto em constante transformação. Tanto as intervenções no entorno quanto no próprio edifício devem considerar outros critérios que não a percepção visual e a autenticidade material. Produto de pesquisa de doutorado em andamento, este artigo apresenta um ensaio sobre o impacto de intervenções nas superfícies dos edifícios (coberturas, fachadas, aberturas) no contato com seu exterior. Com o objetivo de analisar o impacto na qualidade ambiental da edificação, apresentamos o caso do Palácio Itaboraí, cidade de Petrópolis, estado do Rio de Janeiro, foi restaurado entre 2009 e 2011. Embora esteja localizado no perímetro urbano, o edifício está imerso em uma área ocupacional de baixa densidade, cercado por uma área verde, o que sugere uma transformação do entorno inferior.

Article Details

Como Citar
CABREIRA, Cristiane; BARROSO, Cláudia Krause; RIBEIRO, Rosina. Os impactos da intervenção na materialidade do edifício histórico para a sua reabilitação: uma discussão para a qualidade ambiental. Gestão e Gerenciamento, [S.l.], v. 16, n. 16, jan. 2022. ISSN 2447-1291. Disponível em: <https://nppg.org.br/revistas/gestaoegerenciamento/article/view/937>. Acesso em: 22 jul. 2024.
Seção
Artigos