Uso do Excellence in Design for Greater Efficiencies (EDGE) como Ferramenta de Apoio para Projetos de Retrofit Sustentável

Main Article Content

Lucas Rosse Caldas

Resumo

A pesquisa teve como objetivo avaliar o potencial do Excellence in Design for Greater Efficiencies (EDGE) como uma ferramenta de apoio para projetos de retrofit mais sustentáveis de edificações, considerando o contexto brasileiro. Foi realizado um estudo de caso de um projeto de edificação de escritórios, sendo analisadas duas cidades de condições climáticas diferentes: Rio de Janeiro e Curitiba. Foram avaliadas diferentes estratégias de retrofit para envoltória da edificação, iluminação e ar condicionado. A modelagem foi realizada na plataforma online do EDGE. Foram analisados dados de saída relativos à redução do consumo de energia, custos incrementais, tempo de retorno e um indicador de eficiência energética para a escolha das diferentes estratégias. O uso do EDGE para o apoio de projetos de retrofit de edificações se mostrou bastante prático para a ajuda da escolha de diferentes estratégias nas primeiras fases do desenvolvimento do projeto. A ferramenta se apresentou sensível a diferentes realidades climáticas brasileiras. Ao final, foram elencadas as principais vantagens e limitações do uso do EDGE para o apoio de projetos de retrofit. Essa pesquisa contribui por mostrar uma nova ferramenta para o auxílio de projetistas e outros envolvidos da indústria da Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC).

Article Details

Como Citar
CALDAS, Lucas Rosse. Uso do Excellence in Design for Greater Efficiencies (EDGE) como Ferramenta de Apoio para Projetos de Retrofit Sustentável. Gestão e Gerenciamento, [S.l.], v. 13, n. 13, p. 44-51, set. 2020. ISSN 2447-1291. Disponível em: <https://nppg.org.br/revistas/gestaoegerenciamento/article/view/503>. Acesso em: 23 set. 2020.
Seção
Artigos