Uma proposta para identificação de indicadores de sustentabilidade para avaliação do gerenciamento de resíduos eletroeletrônicos com foco na reciclagem

Main Article Content

Elen Beatriz Acordi Vasques Pacheco Jhony Fernandes Ferreira Ana Lúcia Nazareth Silva

Resumo

Com o crescimento acelerado da tecnologia de equipamentos eletroeletrônicos, os seus resíduos tornam-se temas de estudo devido ao seu alto grau de obsolescência e rápido aumento do consumo, o que pode trazer danos ao meio ambiente e à saúde pública por terem resíduos tóxicos em sua composição. Dessa forma, mostra-se importante o gerenciamento desses resíduos e isso é possível com o uso de indicadores de sustentabilidade. O objetivo desse trabalho foi discutir os indicadores (ambientais, econômicos, sociais e técnicos) de sustentabilidade para a avaliação do gerenciamento de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos com foco na reciclagem, bem como propor uma metodologia que possa identificar esses indicadores. O que, nesse momento, traduz-se em uma revisão bibliográfica. Dentre os métodos pode-se citar a pesquisa bibliográfica (com a utilização dos indicadores mais citados) e realização de pesquisa DELPHI (dividida em três fases), com o preenchimento de um questionário por especialistas da área e posterior análise de dados através de programas computacionais para estruturação dos indicadores, além de inter-relacioná-los.

Article Details

Como Citar
PACHECO, Elen Beatriz Acordi Vasques; FERREIRA, Jhony Fernandes; SILVA, Ana Lúcia Nazareth. Uma proposta para identificação de indicadores de sustentabilidade para avaliação do gerenciamento de resíduos eletroeletrônicos com foco na reciclagem. Gestão e Gerenciamento, [S.l.], v. 10, n. 10, p. 18-26, set. 2019. ISSN 2447-1291. Disponível em: <https://nppg.org.br/revistas/gestaoegerenciamento/article/view/158>. Acesso em: 11 jul. 2020.
Seção
Artigos