A importância da comunicação no gerenciamento de projetos
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Resumo
O presente trabalho propõe apresentar a importância da comunicação dentro de uma organização, sendo um dos principais fatores decisivos para o sucesso de um projeto. Abordada de forma estratégica, serão apresentados os processos para o gerenciamento das comunicações, sendo estes, identificar as partes interessadas; planejar as comunicações; distribuir informações; gerenciar as expectativas das partes interessadas e reportar o desempenho, de forma a atingir uma comunicação eficaz, clara, bem estruturada e alinhada ao receptor. Será evidenciado a responsabilidade do gerente de projetos como principal comunicador e figura responsável por disseminar as informações, fazer compreenderem as necessidades do projeto, envolver e engajar as equipes e partes interessadas a fim de garantir os objetivos e resultados esperados para o projeto, destacando as habilidades necessárias a este membro, sobretudo, habilidades interpessoais e a importância de desenvolve-las para o sucesso do projeto. Neste sentido, o estudo trará uma visão geral da comunicação no ambiente de projetos e maneiras de gerenciar o tema, detalhando seus processos e habilidades necessárias para gestor do projeto a uma boa condução da comunicação entre os times.