Gestão do conhecimento aplicada à automação e desenvolvimento: estudo de caso em operações de uma empresa de telecomunicações
Main Article Content
Resumo
Este artigo aborda a aplicação da gestão do conhecimento nas rotinas de automação e desenvolvimento da TIM Brasil, uma empresa de telecomunicações. O setor de telecomunicações é dinâmico e passa por avanços tecnológicos constantes, e a automação de processos é fundamental para atender às demandas deste mercado. A TIM Brasil se destaca nesse aspecto, implementando automações para otimização de rede, resolução de problemas e prevenção de fraudes. No entanto, a escassez de profissionais qualificados e turnover de colaboradores com skills em telecomunicações e desenvolvimento é um desafio. O artigo propõe o desenvolvimento dessas habilidades nos colaboradores da empresa por meio da gestão do conhecimento. O estudo de caso realizado analisa como Core Operations utiliza a GC para impulsionar a eficiência e inovação em suas práticas de automação. São exploradas práticas de formação de profissionais, compartilhamento de conhecimento e retenção de capital intelectual. O objetivo é fornecer insights valiosos para empresas de telecomunicações e outras organizações interessadas em melhorar suas operações por meio da GC. Os resultados contribuirão para a compreensão dos benefícios e desafios desse processo, oferecendo orientações para a adoção de melhores práticas e estratégias de GC visando a excelência operacional.