Aplicação de metodologia orientada para a Gestão da Informação com recurso ao BIM

Main Article Content

Luiza Assunção José Pinto-Faria Fernando Sousa

Resumo

O acrónimo BIM significa Building Information Modeling, mas para alguns autores, significa Building Information Management. Esta segunda definição enfatiza a importância da gestão da informação, uma vez que o BIM, para além de permitir simulações virtuais com modelos inteligentes, integra ferramentas e dados, que ao serem estruturados, organizados e analisados podem trazer diversos benefícios.
No presente artigo é aplicada uma metodologia a um caso de estudo de um modelo BIM, de um edifício em reabilitação, para a gestão da informação no âmbito da orçamentação e da gestão de instalações. Esta metodologia é fundamentada na parametrização de objetos BIM, com a utilização de um conjunto de parâmetros, do ficheiro COBie e de um sistema de classificação da informação (CICS), o Uniclass 2015, para organizar a informação do modelo com o uso do Revit e do Dynamo; recorre ainda ao Navisworks para visualização do modelo e ao Power BI, uma ferramenta de Business Inteligence da Microsoft, para a apresentação e a análise da informação.

Article Details

Como Citar
ASSUNÇÃO, Luiza; PINTO-FARIA, José; SOUSA, Fernando. Aplicação de metodologia orientada para a Gestão da Informação com recurso ao BIM. Gestão e Gerenciamento, [S.l.], v. 24, n. 24, jan. 2024. ISSN 2447-1291. Disponível em: <https://nppg.org.br/revistas/gestaoegerenciamento/article/view/1086>. Acesso em: 01 mar. 2024.
Seção
Artigos