Desafios dos gestores para a retenção das equipes de TI após a adesão do teletrabalho: um estudo no Instituto Atlântico

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Bruna Mara Chagas Macedo; Mariana Maia Bezerra

Resumo

Em meio às transformações no mundo dos negócios, o teletrabalho foi ganhando mais espaço nas organizações. Com o início da pandemia da Covid-19, a necessidade de adaptação a esse modelo de trabalho foi acelerada de tal forma que as organizações tiveram que revisar suas políticas, processos e práticas para conseguirem atuar conforme essa nova realidade. Um dos setores que conseguiu adaptar-se rapidamente ao teletrabalho foi o da Tecnologia da Informação (TI), ficando até mais concorrido. Muitos colaboradores, por sua vez, começaram a deixar seus empregos para aceitarem oportunidades de teletrabalho, inclusive fora do país. Nesse cenário, as empresas começaram a se preocupar ainda mais com a retenção dos seus colaboradores e, por isso, este trabalho escolheu uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT), Instituto Atlântico (IA), para compreender  os desafios relacionados à retenção que os gestores do Instituto Atlântico enfrentam com suas equipes de TI após a adesão do teletrabalho. Os dados foram coletados por entrevistas qualitativas com 10 gestores e como resultado ficou evidenciado que os principais desafios estão relacionados aos temas de conexões humanas, sobrecarga psíquica e aumento da rotatividade.

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