TY - JOUR AU - Salgado, Thayana de Sousa PY - 2020 TI - Inteligência emocional como a base do profissional do futuro JF - Boletim do Gerenciamento; v. 14 n. 14 (2020): Boletim do Gerenciamento KW - N2 - O mercado de trabalho encontra-se em constante modificação. A tecnologia, à medida que é evoluída no aspecto positivo, trazendo grandes evoluções e benefícios, tem também contribuído para reflexões sobre as substituições frequentes do ser humano pelos conceitos da indústria 4.0. Profissionais tem buscado especializações para se manter competitivo diante da crise que vem enfrentando o mercado, porém outro requisito tem chamado mais a atenção dos recrutadores. Agora, organizações partem do princípio que o profissional já possui capacidade intelectual e conhecimento técnico para desempenhar funções, e em vez disso, o foco se volta para busca nas qualidades pessoais e na capacidade de adaptação dele. A atenção não está somente em executar tarefas e sim em como executá-las lidando com as emoções das pessoas envolvidas. O propósito deste trabalho é mostrar de que forma a inteligência emocional pode contribuir como característica chave para cargos de liderança, desenvolvimento da produtividade e alcance do sucesso profissional. UR - https://nppg.org.br/revistas/boletimdogerenciamento/article/view/399