Instruções aos Congressistas
Instruções para Acesso ao Portal do Congressista
As publicações e apresentações do CIRMARE 2020 estão disponíveis no site de acesso restrito a participantes com inscrição paga. O acesso foi criado com o e-mail de cadastro no Congresso/Pagamento, logo, o login é o próprio e-mail. Os passos para acesso ao Portal do Congressista são os seguintes:
1) Acessar https://www.nppg.org.br/cirmare2020/
2) Clicar em “Login” no canto superior direito
3) Clicar em “Perdeu a senha”
4) Seguir os passos para recuperação da senha e acesso a plataforma.
Atenção: o acesso é diferente do utilizado na fase “Call for Papers”
Nova data para envio de Certificados
Por imprevistos técnicos, informamos que o envio dos certificados de participação e publicação do CIRMARE 2020 – fase online – será concluído até 24 de setembro de 2020.
Programação
A programação geral e os links de acesso para a Fase Online do CIRMARE 2020 (8-10 Setembro) estão disponíveis neste link.
Modelos de Preparação de Apresentações
Sessões Técnicas
Os artigos com inscrição validada como “Participante Pleno” devem ser apresentados de forma oral (fase online) ou optar por apresentação em pôster (fases online e presencial), utilizando os modelos a seguir:
Modelo de apresentação oral de artigos
Modelo de apresentação de artigo completo em pôster
Instruções para elaboração de artigo completo em pôster
Exposição de Pôster
Os resumos expandidos inscritos como “Pôster” (fases online e presencial*) devem ser elaborados seguindo o modelo e instruções a seguir:
Modelo de apresentação de resumos expandidos em pôster
Instruções para elaboração de pôster de resumo expandido
*O resumo será publicado no livro de resumos do evento já na fase online (08, 09 e 10 de setembro de 2020) e o pôster com resumo expandido será exposto durante a fase presencial (23, 24 e 25 de fevereiro de 2021).
Novas Datas – Realização CIRMARE 2020
A Comissão Organizadora segue continuamente atenta às notícias e diretrizes sobre a pandemia do COVID-19. No âmbito da UFRJ, dentre as ações a respeito da prevenção, foi determinada a suspensão de todas as atividades presenciais por tempo indeterminado. Além disso, estamos cientes das restrições de viagem impostas pelas universidades europeias para a presença de congressistas e membros da comissão científica. Assim, tomou-se a decisão de modelar o evento em duas fases:
– a primeira fase, online, com Sessões Plenárias, Mesas Redondas e Sessões Técnicas, no período de 8, 9 e 10 de setembro de 2020, e;
– a segunda fase, presencial, em 23, 24 e 25 de fevereiro de 2021, com Sessões Plenárias adicionais, apresentações de pôsteres e a realização de palestras e mesas redondas programadas.
Desta forma, ampliaremos o evento para duas ocasiões, contribuindo para uma maior difusão de conhecimento envolvendo um público ainda maior. Para setembro, as sessões técnicas serão gravadas previamente e os autores devem aguardar informações de agendamento por parte da Comissão Organizadora. Já as sessões plenárias serão transmitidas ao vivo no evento online, em programação a ser divulgada.
Por fim, gostaríamos de expressar nossos sinceros agradecimentos a todos os envolvidos no Congresso, e manifestar que contamos com sua flexibilidade e participação em ambas as fases do evento.
Disponibilizamos um documento sobre o novo modelo de realização do Congresso para quaisquer ações que possam precisar, disponível para download neste link .
Agendamento de Gravações - Sessões Técnicas
Devido a pandemia do Covid-19, a Comissão Organizadora do CIRMARE 2020 tomou a decisão de realizar as sessões técnicas na modalidade online, com gravação em vídeo de apresentação de artigos aprovados. O foco consiste em potencializar a participação dos congressistas e autores de trabalhos, prezando pela segurança e saúde, ao contribuir com a expansão da área e do conhecimento relativo à Recuperação, Manutenção e Restauração de Edifícios.
As gravações correspondem a apresentações de artigos com inscrição validada como “Participante Pleno”.
A equipe do CIRMARE 2020 realizará a gestão e assistência das gravações, e conta com a participação de autores e apresentadores ao seguirem as etapas dispostas a seguir.
Agendamento da Gravação – Passo a Passo
O agendamento da gravação será feito através do Doodle. A agenda de horários da comissão organizadora está disponível nesta plataforma, e abrange o período entre 13/07/2020 e 14/08/2020.
Solicitamos que o agendamento seja realizado o quanto antes, e o passo a passo e exemplo encontram-se disponíveis para download neste link.
Novo Cronograma – Submissão de Pôster
Com o adiamento do evento, o CIRMARE 2020 oferece um novo cronograma para a modalidade adicional de publicação de novos trabalhos em formato de resumos expandidos em pôster seguindo as temáticas do evento.
O resumo expandido em pôster deverá conter:
• Título do trabalho
• Objetivo do Trabalho
• Metodologia Utilizada
• Resultados Obtidos ou Esperados
• Conclusões/Recomendações
• Referências Bibliográficas (no máximo 10)
O congressista que se inscrever nesta modalidade terá o direito à publicação no livro de resumos e exposição (sem apresentação oral) do pôster com resumo expandido no Congresso.
O pôster deverá seguir as regras de formatação e respeitar os prazos descritos a seguir:
– Envio do resumo (modelo de resumo) e do resumo expandido (modelo de resumo expandido) para cirmare@poli.ufrj.br até 12/08/2020
– Retorno da avaliação do resumo será dado por e-mail até 31/08/2020, disponibilizando o endereço postal para envio.
– O pôster deve chegar ao endereço postal do congresso até 08/02/2021 para exposição durante o evento. Verifique os prazos junto à agência transportadora.
O resumo será publicado no livro de resumos do evento já na fase online (08, 09 e 10 de setembro de 2020) e o pôster com resumo expandido será exposto durante a fase presencial (23, 24 e 25 de fevereiro de 2020). A inscrição que valida esta publicação é a modalidade “Pôster”, que pode ser acessada neste link.
Artigos Aceitos e Inscrições de Autores
A lista preliminar de artigos aceitos está disponível em PDF para download aqui.
Para validar a submissão dos artigos aceitos, os autores deverão se inscrever na modalidade “Participante Pleno” ou “Somente Publicação”, e caso haja mais de duas publicações submetidas por autor, escolher a modalidade que atenda à validação de todos os artigos. Ver opções disponíveis aqui.
Atenção: Apenas serão validados e incluídos no livro de resumos impresso do CIRMARE 2020 os artigos cujas inscrições foram concluídas e pagas nestas modalidades, respectivamente, até 08/07/2020 e 31/07/2020.
O passo-a-passo para inscrição deve seguir as instruções apresentadas aqui. O comprovante de pagamento deve ser enviado como anexo para cirmare@poli.ufrj.br, e no corpo do email devem ser indicados os artigos correspondentes.
Novo Adiamento do Congresso
A Comissão Organizadora segue continuamente atenta às notícias e diretrizes sobre a pandemia do COVID-19. No âmbito da UFRJ, dentre as ações a respeito da prevenção, foi determinada a suspensão de todas as atividades por tempo indeterminado. Além disso, estamos cientes das restrições de viagem impostas pelas universidades europeias para a presença de congressistas e membros da comissão científica.
Os modelos oficiais de transmissão do vírus estimam que a pandemia e seus impactos globais durarão até julho de 2020. Desta forma, tomamos a decisão de adiar novamente o Congresso para um cenário mais assertivo, sendo as novas datas previstas 08, 09 e 10 de setembro de 2020.
Lamentamos o inconveniente que tal decisão possa causar, mas, definimos que este novo adiamento se faz necessário tendo em vista a situação existente.
Por fim, gostaríamos de expressar nossos sinceros agradecimentos a todos os envolvidos no Congresso, e manifestar que contamos com sua flexibilidade e entendimento neste delicado momento. Disponibilizamos um documento sobre o adiamento do Congresso para quaisquer ações que possam precisar, disponível para download neste link.
Adiamento do Congresso
Após os últimos desenvolvimentos relacionados ao COVID-19, a Comissão Organizadora decidiu adiar o Congresso, que ocorreria nos dias 14, 15 e 16 de abril, até o início de julho de 2020. Especificamente, as novas datas inicialmente previstas são 07, 08 e 09 de julho de 2020.
No âmbito da UFRJ, dentre as ações a respeito da prevenção ao COVID-19, foi determinada a suspensão de todas as atividades extracurriculares como eventos científicos, no qual se enquadra o Congresso. Além disso, estamos cientes das restrições de viagem impostas pelas universidades europeias para a presença de congressistas e membros da comissão científica.
Lamentamos o inconveniente que tal decisão possa causar, mas, definimos que este adiamento se faz necessário tendo em vista a situação existente.
Por fim, gostaríamos de expressar nossos sinceros agradecimentos a todos os envolvidos no Congresso, e manifestar que contamos com sua flexibilidade e entendimento neste delicado momento. Disponibilizamos um documento sobre o adiamento do Congresso para quaisquer ações que possam precisar, disponível para download neste link.
Atenção:
O cronograma de avaliação de trabalhos deve ser verificado aqui, em “Datas Importantes”.
Submissão de Pôster
O CIRMARE 2020 oferecerá a modalidade de publicação de resumos expandidos em pôster seguindo as temáticas do evento. O resumo expandido em pôster deverá conter:
• Título do trabalho
• Objetivo do Trabalho
• Metodologia Utilizada
• Resultados Obtidos ou Esperados
• Conclusões/Recomendações
• Referências Bibliográficas (no máximo 10)
O congressista que se inscrever nesta modalidade terá o direito à publicação no livro de resumos e exposição de pôster com resumo expandido no Congresso. O pôster deverá seguir as regras de formatação e respeitar os prazos descritos a seguir:
– Envio do resumo (modelo de resumo ) e do resumo expandido (modelo de resumo expandido) para cirmare@poli.ufrj.br até 28/02/2020
– Retorno da avaliação do resumo será dado por email até 09/03/2020
– Após aprovação, envio do pôster para endereço postal a ser disponibilizado por e-mail até 16/03/2020.
O pôster deverá ser enviado pelo congressista até o dia 13/03/2020 para o endereço postal a ser disponibilizado por e-mail.
Submissão de Artigos Completos
Os autores deverão incorporar os resumos aos artigos completos, para então providenciar o envio através da plataforma, conforme o MODELO PARA PREPARAÇÃO DE ARTIGOS (clique aqui).
Um artigo pode possuir, no máximo, o total de 5 (cinco) autores. Todos os autores do artigo devem ser incluídos no campo “metadados” da submissão. Deve ser preenchido, assinado e escaneado, pelo primeiro autor, o Formulário de Autorização de Copyright (clique aqui)
Nesta etapa de avaliação de artigos completos, a decisão editorial pode ser de três tipos:
– Aceito, sem considerações;
– Rejeitado;
– Alterações Necessárias.
Após o recebimento das notificações com comentários das submissões para Alterações Necessárias, os autores deverão enviar através do link “Call for Papers” os seguintes documentos:
(1) ARTIGO REVISTO, de acordo com os comentários dos revisores, em versão .DOC ou .DOCX;
(2) Currículo do autor responsável pela apresentação (MÁXIMO DE 100 CARACTERES) e autorização de copyright, em pdf, preparados de acordo com o, o arquivo deve ser preenchido, impresso, assinado, escaneado e enviado junto à submissão. O arquivo de copyright deve ser preenchido, impresso, assinado, escaneado e enviado junto à submissão, no campo “Documentos Suplementares” e por email para cirmare@poli.ufrj.br.
(3) Os artigos completos deverão ser escritos em português com um máximo de 12 páginas, incluindo títulos, resumo, figuras e bibliografia. O resumo e as palavras-chave estão restringidos à primeira página em português e em inglês.
Notas adicionais:
(1) Cada artigo deverá corresponder a uma inscrição paga de pelo menos um dos autores, como “Participante Pleno” ou “Só Publicação”;
(2) Uma inscrição equivale à apresentação de até dois artigos e, no caso de um autor desejar apresentar mais do que dois artigos, deverá efetuar o pagamento de taxa por cada artigo adicional.
Submissão de Artigos Revisados
O processo de submissão de artigos revisados é conforme descrito a seguir:
O artigo corrigido deve ser enviado pela plataforma como uma Nova Submissão, respeitando as seguintes regras:
Passo 1 – Iniciar Submissão: no campo “Comentários ao Diretor da Conferência” deve ser indicado o número da submissão original, da seguinte forma: “Artigo revisado de acordo com a submissão original #XXX”;
Passo 2 – Transferência do Manuscrito: o arquivo enviado deve estar em formado .doc e sem identificação de autores. A identificação dos autores deve constar nos metadados da submissão (nome, email, instituição) – ver passo 3;
Passo 3 – Inclusão de Metadados: devem ser incluídos todos os autores do artigo, indicando nome, email, instituição e país de origem. Além disso, deve ser indicado o título do artigo e a área de conhecimento;
Passo 4 – Documentos Suplementares: deve ser anexado o documento de copyright atualizado, caso tenha ocorrido alteração no título e de autoria, ou caso não tenha sido enviado em uma etapa anterior;
Passo 5 – Confirmação: encerra-se o processo.
Atenção
Artigos submetidos ao CIRMARE 2020 passarão por um trabalho de verificação de plágio. Em caso de problemas detectados neste sentido, os autores serão notificados.
Publicações
O CIRMARE 2020 irá publicar um Livro de Resumos em versão impressa e os anais do evento em versão digital. Obs.: O resumo a publicar NÃO CORRESPONDE ao resumo submetido na fase de apresentação de resumos, mas sim à primeira página do ARTIGO FINAL.
O CIRMARE 2020 terá uma Special Issue junto à Revista Open Engineering. Será realizada uma seleção dos artigos para, também, publicá-los em edição especial da Revista Gestão e Gerenciamento, com atribuição de DOI.