Diretrizes Editoriais

Os artigos devem ser digitados em Microsoft Word (.doc ou .docx), usando o modelo de artigo disponível aqui e atendendo às Diretrizes Editoriais a seguir:

1.Título e Subtítulo (se houver)

  • Máximo de 15 palavras;
  • Fonte Times New Roman 14 em negrito;
  • Deve ser claro e objetivo, mostrando o principal resultado do trabalho.

2.Autoria

  • Informar no início do artigo o nome completo e designação dos autores;
  • Fonte Times New Roman 11 para os nomes e Times New Roman 10 para a designação.

Exemplo:

SOBRENOME, Primeiro Autor, SOBRENOME Segundo Autor
Departamento, Universidade, Localização

3.Resumo

  • Deve conter o mínimo de 150 e o máximo de 250 palavras;
  • Fonte Times New Roman 11 em itálico;
  • Deve apresentar problema, solução e conclusões;
  • Deve ser no idioma original de submissão, preferencialmente em português.

4.Palavras-chave

  • Mínimo de 3 e máximo de 5;
  • Fonte Times New Roman 10 em itálico;
  • Essencialmente relevantes e retiradas do texto.

5.Desenvolvimento

  • A corpo do texto deve ser em Fonte Times New Roman 12;
  • Os títulos das seções e subseções deve ser em Fonte Times New Roman 12 em negrito;
  • Os artigos devem ter no mínimo 4 mil palavras e no máximo 8 mil palavras, e devem ser limitados também ao mínimo de 8 páginas e máximo de 12 páginas;
  • Palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico;
  • Neologismos ou acepções incomuns devem ser grafadas entre “aspas”;
  • Trabalhos que contenham gráficos, quadros, tabelas ou qualquer tipo de ilustração devem apresentar as respectivas legendas e citar a fonte completa. No texto para se referir as palavras “figura”, “tabela”, entre outras, deve-se  usar caixa baixa.

Exemplos:

Fonte: IBGE (2013)

Fonte: MAYS (1997, p. 26)

 

6.Apêndices

  • Consistem em textos ou documentos elaborados pelo autor, a fim de complementar sua argumentação;
  • Devem ser identificados por letras maiúsculas consecutivas (APÊNDICE A; APÊNDICE B), seguindo a paginação do texto principal e separados do texto por uma folha adicional, com indicação do seu início;
  • Apêndices não são contabilizados nas páginas do artigo.

7.Anexos

  • Consistem em textos ou documentos elsborados por terceiros, a fim de complementar a argumentação do autor;
  • Devem ser identificados por letras maiúsculas consecutivas (ANEXO A; ANEXO B), seguindo a paginação do texto principal e separados do texto por uma folha adicional, com indicação do seu início;
  • Anexos não são contabilizados nas páginas do artigo.

8.Agradecimentos

  • Agradecimentos a auxílios recebidos para a elaboração do trabalho devem ser mencionados no final do artigo, antecedendo a seção de Referências.

9.Referências e Citações

  • Quando selecionar os trabalhos a serem citados no artigo opte por trabalhos pioneiros que deram início ao estudo do assunto tratado; trabalhos mais recentes (estado da arte do assunto a ser estudado); trabalhos de impacto publicados na área, em revistas e editoras reconhecidas;
  • As citações mostram da onde vieram as ideias e não os textos. Devem ser interpretadas e escritas com suas próprias palavras. Devem ser observadas as questões de direitos autorais (plágios);
  • As referências são citadas no texto por meio colchetes [1], e devem ser numeradas na ordem em que são citadas no texto e listadas no final do artigo, sob o título “Referências”;
  • Duas ou mais referências de cada vez podem ser colocadas em um conjunto de colchetes [2,3].

 

Exemplos:

Referência de artigo:

[1] J. van der Geer, J.A.J. Hanraads, R.A.  Lupton, The art of writing a scientific article, J. Sci. Commun. 163 (2000) 51-59.

Referência de um livro:

[2] W. Strunk Jr., E.B. White, The Elements of Style, third ed., Macmillan, New York, 1979.

Referência de um capítulo de um livro:

[3] G.R. Mettam, L.B. Adams, How to prepare an electronic version of your article, in: B.S. Jones, R.Z. Smith (Eds.), Introduction to the Electronic Age, E-Publishing Inc., New York, 1999, pp. 281-304.