Software de apoio à reabilitação térmica de edifícios utilizando cortiça

Main Article Content

Carlos Filipe Ferreira de Oliveira João Carlos Gomes Lanzinha

Resumo

A globalização tecnológica presenciada na atualidade permite obter na palma da mão toda a informação desejada sem grande dispêndio de tempo e recursos. Hodiernamente e devido à evolução da regulamentação, os edifícios são pensados logo aquando da realização do projeto, ostentando caraterísticas ótimas de conforto e sustentabilidade. Contudo a problemática está nos edifícios antigos. Estando estes ausentes de qualquer solução de isolamento térmico têm como consequência baixo conforto térmico e inclusive aumento dos consumos energéticos. Com isto surgiu a necessidade de desenvolver um protótipo de uma aplicação móvel denominada “Pocket Engineer” com o objetivo de facilitar o trabalho aos intervenientes na ação de reabilitação térmica dos elementos opacos da envolvente dos edifícios de habitação, evitando-se a implementação de soluções não fundamentadas no cálculo, bem como consciencializar todos os intervenientes com a temática da importância na colocação de isolamento térmico.


Todo o desenvolvimento da aplicação teve como base o Regulamento do Desempenho Energético de Edifícios de Habitação (REH) aplicado em Portugal que apresenta valores máximos e de referência para os coeficientes de transmissão térmica dos elementos opacos dos edifícios. Utilizando estes coeficientes como referência, é possível garantir o cumprimento das exigências mínimas e determinar opções de reabilitação mais favoráveis através de uma comparação com os coeficientes de transmissão térmica da envolvente dos edifícios existentes, criando para tal níveis de qualidade térmica.


Seguindo um conjunto de opções interativas será fornecida ao utilizador a solução de espessura ideal proposta para o reforço de isolamento térmico com cortiça, consoante o nível de qualidade pretendido.

Article Details

Como Citar
DE OLIVEIRA, Carlos Filipe Ferreira; LANZINHA, João Carlos Gomes. Software de apoio à reabilitação térmica de edifícios utilizando cortiça. Gestão e Gerenciamento, [S.l.], v. 1, n. 2, p. 53 - 61, apr. 2018. ISSN 2447-1291. Disponível em: <http://nppg.org.br/revistas/gestaoegerenciamento/article/view/14>. Acesso em: 10 dec. 2018. doi: https://doi.org/10.17648/nppg-gestaoegerenciamento-2447-1291-14.
Seção
Artigos