Relação entre a taxa de renovação de ar e as características da construção portuguesa

Main Article Content

Isabel Torres Atefeh Salehi Ana Ramos

Resumo

A taxa de renovação de ar de um edifício desempenha um papel importante na eficiência energética e no conforto térmico interior dos edifícios. Diferentes características do edifício como idade, altura, localização e tipologia têm influência direta ou indireta sobre a taxa de renovação. Existem já diversos estudos desenvolvidos, neste campo, nos EUA e no norte da Europa, especialmente sob condições climáticas frias, mas os edifícios do Mediterrâneo não têm sido alvo de muita atenção.


Assim, este trabalho pretende apresentar uma investigação realizada sobre a correlação entre a taxa de renovação de ar de um edifício e a sua tipologia e altura, em Portugal. Blower Door Test (BDT) foi o método selecionado como metodologia de estudo. Com este objetivo foram efetuadas medições in-situ em edifícios residenciais no Centro Histórico da cidade de Coimbra, Portugal. Os resultados obtidos foram comparados com os valores permitidos na regulamentação Portuguesa.


Finalmente e com base nos resultados experimentais e da regulamentação algumas conclusões foram puderam ser retiradas:


-Existe uma relação linear entre a altura dos edifícios e a taxa de infiltração.


-A taxa de renovação de ar de um edifício multifamiliar é superior de um edifício unifamiliar.

Article Details

Como Citar
TORRES, Isabel; SALEHI, Atefeh; RAMOS, Ana. Relação entre a taxa de renovação de ar e as características da construção portuguesa. Gestão e Gerenciamento, [S.l.], v. 1, n. 2, p. 36 - 44, apr. 2018. ISSN 2447-1291. Disponível em: <http://nppg.org.br/revistas/gestaoegerenciamento/article/view/12>. Acesso em: 10 dec. 2018. doi: https://doi.org/10.17648/nppg-gestaoegerenciamento-2447-1291-12.
Seção
Artigos