Estudo do Impacto Orçamentário na Adaptação de Reforços Sismo Resistentes em um Projeto de Solução Habitacional Simples em Tecnologia de Solo Cimento

Main Article Content

Marina Costa Urquiza Tenório Leandro Torres Di Gregorio

Resumo

Os abalos sísmicos representam uma das mais perigosas adversidades naturais às quais a humanidade está sujeita. As vibrações, com sua potência e repentinidade, provocam vasta destruição, principalmente em se tratando da infraestrutura da região atingida. A reconstrução local se torna ainda mais dificultada conforme menor forem os recursos financeiros, materiais e intelectuais para tal, impulsionando a busca por técnicas e soluções alternativas que garantam não somente a praticidade na reconstrução, como a garantia de segurança diante de novos eventos sísmicos. Baseado nesse contexto, o Projeto SHS estuda soluções habitacionais simples e de interesse social em métodos e tecnologias consoantes ao cenário pós desastres, tanto para cargas estáticas quanto para cargas dinâmicas, como as sísmicas.  O presente trabalho tem como objetivo avaliar a viabilidade financeira da proposta sismo resistente como solução de habitação no âmbito social, comparando os orçamentos desenvolvidos tanto para ela, quanto para a proposta convencional, a partir da análise das estruturas e das adaptações de reforços antissísmicos, levantamentos quantitativos, identificação de serviços e elaboração de composições de custo baseadas nos índices SINAPI. 

Article Details

Como Citar
TENÓRIO, Marina Costa Urquiza; DI GREGORIO, Leandro Torres. Estudo do Impacto Orçamentário na Adaptação de Reforços Sismo Resistentes em um Projeto de Solução Habitacional Simples em Tecnologia de Solo Cimento. Boletim do Gerenciamento, [S.l.], v. 2, n. 2, out. 2018. ISSN 2595-6531. Disponível em: <https://nppg.org.br/revistas/boletimdogerenciamento/article/view/37>. Acesso em: 20 abr. 2024.
Seção
Artigos